Fink

Leia-me do Fink

Este é o Fink, um sistema de gerenciamento de pacotes cujo objetivo é trazer todo o mundo do software de código aberto ao Darwin e ao Mac OS X.

Com a ajuda do dpkg, o Fink mantém uma hierarquia de diretórios separada. Ele baixa versões originais de códigos fontes, faz ajustes caso necessário, configura-os para o Darwin, compila-os e os instala. As informações sobre pacotes disponíveis e ajustes necessários (as "descrições de pacotes") são mantidas em separado mas são geralmente incluídas com esta distribuição. O código fonte em si é baixado da Internet quando necessário.

Apesar de o Fink ainda não poder ser considerado "maduro" e ter alguns ajustes a fazer e funcionalidades a implementar, ele é usado com sucesso por um grande número de pessoas. Por favor, leia as instruções cuidadosamente e não se surpreenda caso algo não funcione conforme esperado. Há boas explicações para a maior parte das falhas; veja o site caso necessite de ajuda.

O Fink é distribuído conforme os termos da licença GPL da GNU. Veja o arquivo COPYING para mais detalhes.

Requisitos

Você precisa de:

Instalação

O processo de instalação é descrito em detalhes no arquivo INSTALL. Por favor, leia-o primeiro; o processo não é trivial. O arquivo também descreve o procedimento de atualização.

Usando o Fink

O arquivo USAGE descreve como configurar seus caminhos e como instalar e remover pacotes. Também possui uma lista completa dos comandos disponíveis.

Outras perguntas?

Se a documentação aqui incluída não responder sua pergunta, visite o site do Fink em / e consulte a página de Ajuda: /help/. Ela indicará outros documentos que estão disponíveis e onde procurar por ajuda caso precise.

Se você gostaria de contribuir algo ao Fink, a página de Ajuda mencionada acima também contém uma lista de coisas que você pode fazer como testar ou criar pacotes.

Mantendo-se informado

O site do projeto está localizado em /.

Para ser informado de novos lançamentos, vá à página https://www.finkproject.org/lists/fink-announce.php e assine a lista de discussão fink-announce. Esta lista é moderada e possui baixo tráfego.