Fink

Executando o X11 - 5. Xtools

5.1 Instalando o Xtools

Obtenha o instalador, dê um duplo clique nele e siga as instruções. Assegure-se de escolher o volume de inicialização quando solicitado.

Caso esteja usando o Fink, você deve instalar o pacote system-xtools após haver instalado o Xtools. Este pacote não instalará arquivos quaisquer, mas verfiicará que as bibliotecas etc existem, funcionando como um sinalizador no sistema de dependências do Fink.

5.2 Executando o Xtools

Para executar o Xtools, dê um duplo clique em Xtools.app no seu diretório Aplicativos (Applications). Da mesma forma que o XFree86, o Xtools executará os clientes que você especificar em seu arquivo .xinitrc. Além disso, o Xtools permite que você inicie clientes através do menu.

5.3 Observações sobre OpenGL

O Xtools incorpora aceleração OpenGL em hardware no modo sem raiz e vem com as bibliotecas que a suportam. Enquanto que a biblioteca libGL principal está ok, as bibliotecas libGLU e libglut estão presentes apenas como bibliotecas estáticas, o que não é suficiente para compatibilidade binária total com o XFree86. Além disso, alguns arquivos de cabeçalho estão faltando. O Fink, no presente momento, não oferece uma solução alternativa. Esperamos que isto seja corrigido no Xtools 1.1 quando for lançado.

Próximo: 6. Outras possibilidades de X11