Fink

Executando o X11 - 3. Obtendo e instalando o X11

3.1 Instalando o X11 via Fink

O Fink permite que você instale o X11 de várias maneiras, dentre as quais pacotes XFree86 providos pelo Fink. Se você usar fink install ..., ele irá baixar o código fonte e compilá-lo em seu computador. Se você usar apt-get install ... ou a interface dselect, ele irá baixar pacotes binários pré-compilados, similar à distribuição oficial do XFree86.

Observações gerais:

Usuários do Mac OS X 10.4:

Você pode instalar a versão 4.5.0-23 do XFree86 a partir do código fonte. Você irá precisar de ambos os pacotes xfree86 e xfree86-shlibs para ter uma instalação completamente funcional.

Você também pode instalar a versão X11 do X.org (atualmente na versão 6.8.2-35) através dos pacotes xorg e xorg-shlibs.

3.2 Binários da Apple

Em 7 de janeiro de 2003, a Apple lançou uma implementação customizada do X11 baseada no XFree86-4.2 incluindo o renderização Quartz e OpenGL acelerado. Uma nova versão foi lançada em 10 de fevereiro de 2003 com funcionalidades adicionais e correções de erros. Uma terceira versão (isto é, Beta 3) foi lançada em 17 de março de 2003 com novas funcionalidades e correções de erros. Esta versão é suficientemente estável para execução no Jaguar.

Em 24 de outubro de 2003, a Apple lançou o Panther (10.3) incluindo uma versão oficial da sua distribuição X11. Essa versão é baseada no XFree86-4.3.

Em 29 de abril de 2005, a Apple lançou o Tiger (10.4) incluindo uma versão oficial do X11 da Apple baseado no XFree86-4.4.

Para usar os binários da Apple, você precisa assegurar-se de que o pacote X11 User esteja instalado, e você deve atualizar o Fink.

Você só precisa instalar o X11 SDK caso queira compilar pacotes a partir do código fonte. Neste caso, mesmo que você não tenha o SDK, haverá os pacotes virtuais system-xfree86 e system-xfree86-shlibs, o último representando as bibliotecas compartilhadas. Se você instalar o SDK, haverá também um pacote system-xfree86-dev representando os arquivos de cabeçalho.

Caso você tenha uma distribuição do XFree86 instalada, seja através do Fink ou de outras formas, você pode seguir as instruções para substituir um pacote X11 por outro. Assegure-se de remover seus pacotes existentes e então instalar o X11 da Apple (e o X11 SDK se necessário ou desejado).

Algumas observações sobre o uso do X11 da Apple:

Para mais informações sobre o uso do X11 da Apple, verifique este artigo no Apple Developer Connection.

3.3 Os binários oficiais

O projeto XFree86 tem uma distribuição oficial de binários do XFree86 4.5.0. Você pode encontrá-lo em seu espelho local do XFree86 no diretório 4.5.0/binaries/Darwin-ppc-6.x. Assegure-se de baixar os tarballs Xprog.tgz e Xquartz.tgz mesmo que estejam marcados como opcionais ("optional"). Se você não estiver certo de o que precisa, baixe todo o diretório. Execute o script Xinstall.sh como root e proceda à instalação. (Você talvez queira ler as instruções oficiais antes de instalar.)

Você terá agora no Mac OS X o XFree86 com um servidor que pode entrar em tela cheia ou sem raiz.

3.4 O código fonte oficial

Se estiver com tempo livre, você pode compilar o XFree86 4.5 a partir do código fonte. Você pode encontrar o código fonte no seu espelho local do XFree86 no diretório 4.5.0/source. Baixe todos os sete tarballs XFree86-4.5.0-src-#.tgz e extraia-os no mesmo diretório. Você pode customizar a compilação colocando definições de macros no arquivo config/cf/hosts.def localizado na árvore do XFree86. Veja config/cf/darwin.cf para algumas dicas. (Observação: somente as macros que tiverem uma verificação #ifndef ao seu redor podem ser sobrescritas no host.def.)

Quando estiver satisfeito com sua configuração, compile e instale o XFree86 através dos seguintes comandos:

make World
sudo make install install.man

Assim como no caso dos binários oficiais, você terá então um XFree86 rodando no Mac OS X com o servidor que pode entrar em tela cheia ou sem raiz.

3.5 O código fonte mais recente

Se você tiver não apenas tempo mas também paciência, você pode obter a última versão de desenvolvimento do XFree86 através do repositório CVS público. Note que o código está sob constante desenvolvimento; o que você baixar hoje geralmente não é o mesmo que você baixou ontem.

Para instalar, siga as instruções do CVS do XFree86 para baixar o módulo xc. Em seguida, siga as instruções acima para compilar o código fonte.

3.6 Substituindo o X11

Caso você já tenha instalado um dos pacotes X11 do Fink mas por alguma razão tenha decidido remover um e substituí-lo por outro, o procedimento é bastante direto. Você precisa forçar a remoção dos pacotes antigos e então instalar os novos para que seu banco de dados dpkg fique consistente.

Há duas formas diferentes de fazê-lo:

  1. Use o FinkCommander

    Caso esteja usando o FinkCommander, você pode forçar a remoção através do menu. Por exemplo, se você tiver o xfree86-rootless instalado mas queira a versão com threads, você pode selecionar os pacotes xfree86-rootless, xfree86-rootless-shlibs, xfree86-base e xfree86-base-shlibs e então executar:

    Source -> Force Remove
  2. Remova manualmente usando a linha de comando

    Para removê-los manualmente, use o dpkg com a opção --force-depends:

    sudo dpkg -r --force-depends xfree86-rootless \
    xfree86-rootless-shlibs xfree86-base xfree86-base-shlibs

    Note que, caso você tenha aplicativos que requeiram o XFree86 com threads, você pode ter problemas com seu banco de dados dpkg caso você o remova forçadamente e instale um pacote XFree86 diferente ou um pacote sinalizador.

Se por outro lado você tiver uma versão do X11 que não foi instalada via Fink, você precisará removê-la via linha de comando:

sudo rm -rf /usr/X11R6 /etc/X11

Isto se aplica para qualquer variante do X11 que você não tenha instalado através do Fink. Você também precisará remover XDarwin.app | X11.app dependendo de qual você houver instalado. Assegure-se de verificar seu .xinitrc caso esteja removendo o X11 da Apple para garantir que você não tente executar o quartz-wm. Você poderá então instalar qualquer X11 que queira, manualmente ou pelo Fink.

3.7 Sumário dos pacotes do Fink

Um rápido sumário das opções de instalação e pacotes do Fink que você deveria instalar:

Tipo de instalaçãoPacotes do Fink
XFree86-4.4.0 ou 4.5.0 (10.3 e 10.4)

xfree86 e xfree86-shlibs

X.org-6.8.2 (10.3 e 10.4)

xorg e xorg-shlibs

X11 da Apple (todas as versões)

system-xfree86 e system-xfree86-shlibs (+system-xfree86-dev para compilar pacotes baseados no X11)

Binários oficiais do XFree86-4.x

system-xfree86 e system-xfree86-shlibs (+system-xfree86-dev para compilar pacotes baseados no X11)

XFree86-4.x compilado a partir do fonte ou último fonte do CVS

system-xfree86 e system-xfree86-shlibs (+system-xfree86-dev para compilar pacotes baseados no X11)

Próximo: 4. Iniciando o X11