Fink

Obtendo os códigos fontes dos pacotes de binários

O Fink disponibiliza versões pré-compiladas de seus pacotes da árvore stable para instalação automática (quando a licença do pacote o permite). Muitos desses pacotes foram lançados sob a licença GPL (GNU Public License) e o projeto Fink leva a sério suas obrigações em relação à GPL.

O Archive Browser permite ao usuário obter quaisquer desses pacotes de binários ou seus códigos fontes correspondentes, arquivos de ajustes e instruções de compilação. Normalmente isto é automático: quando o fink baixa um pacote de binários fornecido pelo projeto Fink, ele o obtém desse repositório; quando o fink baixa um arquivo de código fonte ele geralmente o obtém desse repositório (através dos espelhos de fontes mestres). O repositório permite que você obtenha arquivos manualmente, em particular pacotes de binários, assim como os arquivos fontes correspondentes.

O repositório possui uma organização hierárquica: cada "distribuição" dentro do repositório (que é específica a uma versão do OS X em particular) é dividida nas seções "crypto" e "main", cada qual com subdivisões. Os diretórios binary-darwin-arquitetura contêm os pacotes de binários, sendo também subdivididos por tópico. Os diretórios finkinfo contêm arquivos correspondentes aos binários: instruções de compilação, arquivos de ajustes e os códigos fontes, estes localizados nos diretórios source.

Desta forma, um usuário que saiba o nome do pacote pode obter não apenas o código fonte mas também todos os arquivos de ajustes e instruções de compilação necessários que foram usados para criar a versão binária. A sintaxe usada nas instruções de compilação está documentada no Fink Packaging Manul. (Note que alguns dos arquivos de instruções de compilação são usados para compilar mais de um pacote. Pode-se pesquisar todos os arquivos de instruções de compilação em um dado diretório para encontrar o arquivo correto ou consultar o Banco de dados de pacotes para determinar o "pai" de um dado pacote.)

Uma observação final: o instalador do Fink (que usa o aplicativo de instalação da Apple para instalar uma configuração básica do fink) é distribuído através da página de lançamento de versões do fink no sourceforge.net. Por conseguinte, os arquivos fontes dos pacotes de binários incluídos no instalador também são hospedados no sourceForge.net: o instalador está no release "distribution" e os arquivos fontes estão nos releases "miscellaneous/bootstrap" e "fink".