Guia do usuário - 1. Introdução
1.1 O que é o Fink?
O Fink é a uma distribuição de software Unix de código aberto para Mac OS X e Darwin, trazendo uma gama variada de softwares livres, sejam de linha de comando ou gráficos, desenvolvidos para Linux e sistemas operacionais similares, diretamente para seu Mac.
1.2 Requisitos
Você precisará de:
-
Um sistema Mac OS X instalado, versão 10.4 ou mais recente, ou versões do Darwin equivalentes. Versões anteriores não irão funcionar. Veja abaixo mais informações sobre os sistemas suportados.
-
Acesso à Internet. Tanto os pacotes com binários quanto os com códigos fontes são baixados através da Internet.
Se você pretende usar a distribuição de códigos fontes (veja abaixo), você também precisará de:
-
Ferramentas de desenvolvimento. No Mac OS X, instale o pacote XcodeTools.mpkg do DVD de instalação ou faça o download da versão mais recente--o que é mais recomendável, já que versões mais recentes geralmente corrigem erros (ainda que algumas vezes elas provoquem erros). Note que as ferramentas precisam estar de acordo com a sua versão do Mac OS X.
É uma boa idéia ter o XCode instalado mesmo que você não pretenda montar pacotes a partir do código fonte. Alguns dos programas instalados pelo pacote são, na verdade, ferramentas de linha de comando com propósito geral. Alguns pacotes podem precisar delas para que possam ser executados.
-
Paciência. Compilar vários pacotes grandes leva tempo: horas, ou até mesmo dias.
1.3 Sistemas suportados
Mac OS X 10.5 é a plataforma de vanguarda e é considerada
como sendo completamente suportada e testada
ainda que,
por ser um sistema operacional mais recente, ainda haja algumas questões
a resolver. A maior parte dos desenvolvedores usa esta versão e aqueles
que estão usando a 10.4 possuem usuários na 10.5 para testar seu
trabalho.
Mac OS X 10.4 é considerado como sendo completamente
suportado e testado
apesar de ainda haver alguns problemas de
compilação espúrios em alguns pacotes. Muitos dos desenvolvedores usa
esta versão e aqueles que não a usam possuem usuários 10.4 para testar
seu trabalho.
1.4 Código fonte vs. binário
Software é escrito ("desenvolvido") em linguagens de programação legíveis a seres humanos; este formato é chamado "código fonte". Antes que um computador possa rodar um programa, ele precisa ser transformado em instruções de código de máquina de baixo nível que não são legíveis para (a maioria dos) seres humanos. Este processo é denominado "compilação" e o programa resultante é denominado "executável" ou "binário".
Quando você compra software comercial, você não chega a ver o código fonte - as empresas o consideram um segredo industrial. Você obtém somente o executável que está pronto para ser executado, o que significa que você não pode modificar o programa ou mesmo descobrir o que ele de fato faz quando é executado.
Isto não acontece com software de código aberto. Como o próprio nome indica, o código fonte é aberto para qualquer um ver e modificar. De fato, a maior parte do software de código aberto somente é distribuída por seus autores como código fonte e você precisa compilá-lo no seu computador para obter um programa que possa ser executado.
O Fink permite que você escolha entre os dois modelos. A "distribuição de código fonte" irá baixar o código fonte original, adaptá-lo para o Mac OS X e a política do Fink, e compilá-lo no seu computador. O processo é completamente automatizado mas leva algum tempo. Por outro lado, a "distribuição de binários" irá baixar pacotes pré-compilados do site do Fink e instalá-los, economizando o tempo de compilação. Na verdade, é possível misturar os dois modelos à vontade. O restante deste manual irá mostrar-lhe como.
Próximo: 2. Instalação inicial