Fink

Perguntas frequentes - 9. Problemas no uso de pacotes - Pacotes específicos

P.9.1: Não consigo som no XMMS.

R.: Assegure-se de ter selecionado o "eSound Output Plugin" nas preferências do XMMS. Por algum motivo estranho, ele seleciona o disk writer plugin como padrão.

Se ainda assim você não conseguir som ou o XMMS reclamar que não encontra sua placa de som, tente o seguinte:

  • Assegure-se de não haver baixado completamente o volume no Mac OS X.
  • Execute esdcat /usr/libexec/config.guess (ou qualquer outro arquivo com um tamanho decente). Se você ouvir um barulho curto, o eSound funciona e o XMMS também deveria funcionar se estiver configurado corretamente. Se você não ouvir nada, o esd não está funcionando por algum motivo. Você pode tentar iniciá-lo manualmente com esd & e verificar as mensagens.
  • Se ainda não funcionar, verifique as permissões em /tmp/.esd e /tmp/.esd/socket, que deveriam ter sua conta normal de usuário como sendo o proprietário. Se elas não forem de sua posse, interrompa o esd se ele estiver rodando, remova o diretório como root (sudo rm -rf /tmp/.esd) e inicie novamente o esd (como um usuário normal, não como root).

Note que o esd é projeto para ser executado por um usuário normal e não pelo root. Ele normalmente se comunica através do socket via arquivo de sistema /tmp/.esd/socket. Você só precisa das opções -tcp e -port caso queira rodar clientes esd em uma outra máquina através da rede.

Já houve relatos de o XMMS fechar ou travar no OS 10.1. Ainda não temos uma análise ou correção.

P.9.2: Se estou editando um arquivo no nedit, quando abro outro arquivo a janela abre mas não responde.

R.: Este é um problema conhecido que ocorre com versões recentes do nedit e lesstif em todas as plataformas. A solução é abrir uma nova janela com File-->New e então abrir o próximo arquivo em que você queira trabalhar.

Este problema foi corrigido no nedit-5.3-6, o qual depende de openmotif3 no lugar de lesstif.

P.9.3: Preciso de ajuda! Quando inicio o XDarwin, ele termina imediatamente!

R.: Não entre em pânico. O documento Executando o X11 tem uma vasta seção de resolução de problemas para este problema comum.

P.9.4: Quando tento iniciar o XDarwin eu recebo a mensagem "xinit: No such file or directory (errno 2): no server "/usr/X11R6/bin/X" in PATH".

R.: Em primeiro lugar, assegure-se de estar carregando o init.sh no seu arquivo de inicialização do X ~/.xinitrc.

No Jaguar, às vezes todos os pacotes xfree86 são compilados mas apenas xfree86-base e xfree86-base-shlibs são instalados. Verifique se você tem os pacotes xfree86-rootless e xfree86-rootless-shlibs instalados. Em caso negativo, execute o comando fink install xfree86-rootless.

Caso os pacotes estejam instalados, tente fink rebuild xfree86-rootless. Se isto não funcionar, verifique se você tem /usr/bin/X11R6 no seu PATH.

P.9.5: Quero que a tecla Delete no X11.app da Apple comporte-se como no XDarwin.

R.: Alguns usuários relataram que o comportamento da tecla delete é diferente entre o XDarwin e o X11 da Apple. Isto pode ser corrigido através da edição dos arquivos de inicialização do X apropriados:

.Xmodmap:

keycode 59 = Delete

.Xresources:

xterm*.deleteIsDEL: true 
xterm*.backarrowKey: false
xterm*.ttyModes: erase ^?

.xinitrc

xrdb -load $HOME/.Xresources 
xmodmap $HOME/.Xmodmap

P.9.6: Estou tendo problemas com X11 e Fink.

R.: Há duas possibilidades a considerar.

P.9.7: Ainda estou tendo problemas com o X11 e o Fink.

R.: Se as dicas em O Fink tenta instalar Xfree86 ou X.org não ajudarem ou não são aplicáveis à sua situação, você pode ter que limpar sua instalação do X11 e remover quaisquer sinalizadores ou pacotes relacionados a X11 que tenham sido parcial ou completamente instalados:

No Leopard, use

sudo pkgutil --forget com.apple.pkg.X11User
sudo pkgutil --forget com.apple.pkg.X11SDKLeo

Em seguida, tanto no OS X 10.4 quanto no 10.5, execute

sudo dpkg -r --force-all system-xfree86 system-xfree86-42    system-xfree86-43 \
xorg xorg-shlibs xfree86 xfree86-shlibs \
xfree86-base xfree86-base-shlibs xfree86-rootless xfree86-rootless-shlibs \
xfree86-base-threaded xfree86-base-threaded-shlibs \
xfree86-rootless-threaded xfree86-rootless-threaded-shlibs
rm -rf /Library/Receipts/X11SDK.pkg /Library/Receipts/X11User.pkg \
/Library/Receipts/X11Update*.pkg
fink selfupdate; fink index

(a primeira linha pode lhe apresentar aviso sobre tentar remover pacotes que não existem). Reinstale o X11 da Apple (e o X11SDK caso necessário) ou, caso esteja usando o OS X 10.4, uma implementação do X11 alternativa, como XFree86 ou X.org.

Se ainda estiver tendo problemas então você executar

fink-virtual-pkgs --debug

para obter informações sobre o que está faltando.

Se estiver executando uma versão mais antiga do fink, há um script em Perl (cortesia de Martin Costabel) que você pode baixar e executar para obter as mesmas informações.

P.9.8: Sempre que uso um aplicativo GTK, recebo mensagens de erro em relação a _EVP_idea_cbc.

R.: Isto é causado por um possível bug no linkeditor dinâmico do Tiger (na versão 10.4.1) mas parece ter sido corrigido na 10.4.3 e o Fink tem uma solução no pacote base-files-1.9.7-1 ou mais recentes.

Caso você ainda não tenha atualizado o Tiger e/ou o base-files, você pode contornar este problema usando um prefixo no nome do software que você deseja rodar:

env DYLD_FALLBACK_LIBRARY_PATH=: 

Por exemplo, se você quer usar o gnucash, você o executaria através do seguinte comando:

env DYLD_FALLBACK_LIBRARY_PATH=: gnucash

Este método funciona para aplicações que são iniciadas a partir do menu Application (Aplicativos) do X11 da Apple e também a partir do terminal.

Talvez você queira fazer essa definição de forma global (por exemplo, no seu script de inicialização e/ou em seu .xinitrc, e é possível que você tenha que fazer isso para rodar o GNOME). Coloque

export DYLD_FALLBACK_LIBRARY_PATH=:

em seu arquivo .xinitrc (independentemente de seu shell de login) ou seu .profile (ou outro script de inicialização) para usuários bash, e:

setenv DYLD_FALLBACK_LIBRARY_PATH :

é o comando correspondente para ser usado em, por exemplo, seu arquivo .cshrc para usuários do tcsh.

Observação: isto é feito automaticamente caso você instale uma versão suficientemente recente do pacote base-files.

P.9.9: Não consigo fazer funcionar a ajuda de nenhum aplicativo GNOME.

R.: Você precisa instalar o pacote yelp. Este pacote não foi colocado junto com o restante do GNOME porque usa criptografia e foi decidido não colocar todo o GNOME na árvore crypto só por causa do sistema de ajuda.