Fink

Guia do usuário - 3. Instalando pacotes

Agora que você tem algo que pode ser chamado de uma instalação do Fink, este capítulo mostra como instalar de fato os pacotes de software que você deseja. Antes de explicarmos como instalar pacotes usando tanto as distribuições de binários quanto as de códigos fontes, listamos alguns itens que são aplicáveis a ambas as distribuições.

3.1 Instalando pacotes binários com o dselect

O dselect é um programa que lhe permite visualizar a lista de pacotes disponíveis e selecionar quais você quer que sejam instalados. Ele é executado dentro de uma janela de Terminal, ocupando-a completamente, e usa uma navegação simples via teclado. Como outras ferramentas de gerenciamento de pacotes, o deselect requer privilégios administrativos, portanto você precisará usar o sudo a partir de uma conta com privilégios administrativos:

sudo dselect

Observação: O dselect possui algumas dificuldades conhecidas quando executado dentro do aplicativo Mac OS X Terminal. Você precisa executar os seguintes comandos antes de usá-lo ou colocá-los no arquivo de inicialização apropriado (e.g. .cshrc / .profile):

setenv TERM xterm-color

usuários do bash:

export TERM=xterm-color

usuários do tcsh:

O menu principal possui várias opções:

Você irá gastar a maior parte do seu tempo no dselect dentro do navegador de pacotes, acessível a partir da opção "[S]eleciona" no menu. Antes de o deselect exibir a listagem dos pacotes, ele lhe apresentará uma tela de ajuda introdutória. Você pode pressionar 'k' para obter uma lista completa com os comandos de teclado ou teclar Espaço para ir à listagem de pacotes.

Você pode se mover através da lista usando as setas para cima e para baixo. Seleções são feitas com '+' e '-'. Quando você seleciona um pacote que precisa de outros pacotes, o dselect irá mostrar-lhe uma sub-lista com os pacotes afetados. Na maior parte dos casos você pode simplesmente teclar Return para aceitar as escolhas do dselect. Você também pode fazer ajustes na sub-lista (por exemplo, escolher outra alternativa para uma dependência de pacote virtual) ou teclar 'R' (i.e. Shift-R) para retornar ao estado anterior. Você pode teclar Return para sair tanto das sub-listas quanto da listagem principal de pacotes. Quando você estiver pronto com suas seleções, saia da lista principal e use a opção de menu "[I]nstalar" para efetivamente instalar os pacotes.

3.2 Instalando pacotes binários com o apt-get

O dselect não faz por si próprio o download dos pacotes. Em vez disso, ele executa o apt para fazer o trabalho sujo. Se você prefere uma interface que seja puramente linha de comando, você pode acessar as funções do apt diretamente através do comando apt-get.

Assim como no caso do dselect, você precisa primeiro baixar a listagem corrente dos pacotes disponíveis através do seguinte comando:

sudo apt-get update

Da mesma forma como na opção "[U]pdate" do dselect, o comando acima não atualiza arquivos no seu computador mas sim apenas a lista de pacotes disponíveis para o apt. Para instalar um pacote, você só precisa fornecer o nome ao apt-get como segue:

sudo apt-get install lynx

Se o apt-get determina que para instalar um pacote são necessários outros pacotes, ele irá mostrar-lhe a lista e pedir confirmação. Ele então baixa e instala os pacotes necessários. Remover pacotes é igualmente fácil:

sudo apt-get remove lynx

3.3 Instalando pacotes dependentes que não estão disponíveis na distribuição de binários

Às vezes, durante uma instalação de binários, você pode ser informado de que uma dependência não pode ser instalada:

Os seguintes pacotes têm dependências desencontradas:
foo: Depende: bar (>= version) mas não é instalável
E: Pacotes quebrados

O que aconteceu é que o pacote que você está tentando instalar depende de um outro pacote que não pode ser distribuído como um binário devido a restrições de licenciamento. Você precisa instalar a dependência através do código fonte (veja a próxima seção).

3.4 Instalando pacotes binários e com código fonte através do fink

A ferramenta fink permite que você instale pacotes que ainda não estejam disponíveis na distribuição de binários.

Em primeiro lugar, você precisará de uma versão apropriada do Developer Tools para o seu sistema. A última versão está disponível para download gratuito após registro em http://connect.apple.com.

Para obter uma lista dos pacotes que estão disponíveis para instalação a partir do código fonte, pergunte à ferramenta fink:

fink list

A primeira coluna lista o status de instalação (branco caso não esteja instalado, i para instalado, (i) para instalado mas não a versão mais recente), seguido pelo nome do pacote, a versão mais recente, e uma descrição curta. Você pode solicitar mais informações sobre um pacote específico usando o comando "describe" ("info" é um apelido para esse comando):

fink describe xmms

Quando você houver encontrado um pacote que queira instalar, use o comando "install":

fink install wget-ssl

O comando fink irá primeiramente verificar se todos os pré-requisitos necessários (dependências) estão presentes e irá perguntar-lhe se pode instalá-los caso estejam faltando. Depois ele baixa o código fonte, descomprime-o, aplica-lhe modificações, compila-o e instala o resultado no seu sistema. Isto pode levar bastante tempo. Caso você encontre erros durante este processo, por favor verifique primeiro as Perguntas frequentes.

Você pode solicitar ao fink que tente baixar pacotes de binários pré-compilados, caso disponíveis, no lugar de compilá-los. Para tal, use a opção --use-binary-dist (ou -b) ao chamar o fink. Isto pode resultar uma grande economia de tempo. Por exemplo, ao executar

fink --use-binary-dist install wget-ssl

ou

fink -b install wget-ssl

será primeiramente feito o download de todas as dependências para wget-ssl que estejam disponíveis na distribuição de binários e apenas o restante será compilado a partir do código fonte. Esta opção também pode ser permanentemente habilitada no arquivo de configuração do Fink (fink.conf) ou através da execução do comando fink configure.

Mais detalhes sobre a ferramenta fink estão disponíveis no capítulo Usando a ferramenta fink a partir da linha de comando.

3.5 Fink Commander

O Fink Commander é uma interface Aqua para as ferramentas apt-get e fink. O menu Binary permite que você faça operações na distribuição de binários e o menu Source faz o mesmo para a distribuição de códigos fontes.

O Fink Commander está incluído no instalador binário do Fink. Para baixá-lo em separado (por exemplo, se você fez a carga inicial do Fink a partir de código fonte) ou para informações adicionais, veja o site do Fink Commander.

3.6 Versões disponíveis

Quando você quiser instalar um pacote, verifique primeiro o banco de dados de pacotes e veja se ele está de fato disponível através do Fink. As versões disponíveis do pacote serão exibidas em várias linhas de uma tabela:

3.7 Lidando com o X11

Muitos dos pacotes que estão disponíveis através do Fink requerem a instalação de algum tipo de X11. Por causa disto, uma das primeiras coisas que normalmente são feitas é escolher uma implementação do X11.

Como há várias implementações do X11 disponíveis para o Mac OS X (X11 da Apple, XFree86, X.org) e várias formas de as instalar (manualmente ou via Fink), há vários pacotes alternativos - um para cada configuração. Aqui está a lista dos pacotes X11 disponíveis e métodos de instalação:

Para mais informações sobre a instalação e execução do X11, consulte o documento X11 no Darwin e no Mac OS X.

Próximo: 4. Atualizando o Fink