Fink

Guia do usuário - 5. O arquivo de configuração do Fink

Este capítulo explica as configurações disponíveis no arquivo de configuração do Fink (fink.conf) e como elas influenciam o comportamento do Fink, em particular a ferramenta de linha de comando fink, ou seja, focando principalmente o caso de distribuição de códigos fontes.

5.1 Sobre o fink.conf

Na instalação inicial do Fink você teve que responder algumas perguntas cujas respostas são armazenadas no arquivo de configuração, tais como quais espelhos você gostaria de usar para baixar os arquivos e qual método deve ser usado para obter privilégios administrativos. Você pode passar novamente por este processo através da execução do comando fink configure. Entretanto, algumas configurações só podem ser ajustadas através da edição manual do arquivo fink.conf. Normalmente essas configurações são direcionadas a usuários avançados.

O arquivo fink.conf está localizado em /opt/sw/etc/fink.conf e pode ser editado com seu editor de textos predileto. Você precisará de privilégios administrativos para editá-lo.

5.2 A sintaxe do fink.conf

Seu arquivo fink.conf é composto por várias linhas seguindo o formato

NomeDaOpcao: Valor

Cada linha indica uma única opção e o nome da opção é separado de seu valor por : seguido de um único espaço em branco. O conteúdo do valor depende da opção, sendo normalmente um valor booleano ("True" ou "False"), uma string, ou uma lista de strings delimitadas por um espaço em branco. Por exemplo:

OpcaoBooleana: True
OpcaoString: AlgumaCoisa
OpcaoLista: Opcao1 Opcao2 Opcao3

5.3 Configurações obrigatórias

Algumas das configurações no arquivo fink.conf são mandatórias. Sem elas o Fink não consegue funcionar adequadamente. As seguintes configurações pertencem a esta categoria.

5.4 Configurações de usuário opcionais

Há várias configurações opcionais que os usuários podem usar para adequar o comportamento do Fink.

5.5 Configurações de download

Há várias configurações que influenciam a forma como o Fink baixa os dados dos pacotes.

5.6 Configurações de espelhos

Obter software da Internet pode ser tedioso e normalmente os downloads não são tão rápidos quanto gostaríamos. Servidores espelhos hospedam cópias de arquivos disponíveis em outros servidores e podem ter uma conexão mais rápida ou estarem geograficamente mais próximos a você, aumentando a velocidade de download. Eles também ajudam a reduzir a carga nos servidores principais que geralmente estão mais ocupados, como por exemplo ftp.gnu.org, e eles oferecem uma alternativa no caso de um servidor não estar disponível.

Para que o Fink escolha o melhor espelho para você, você precisa informar o continente e país em que reside. Se os downloads de um servidor falharem, o Fink perguntará se você deseja tentar novamente o mesmo espelho, um espelho diferente no mesmo país ou continente, ou ainda um espelho diferente em qualquer lugar do mundo.

O arquivo fink.conf contém as configurações de quais espelhos você gostaria de usar.

5.7 Configurações para desenvolvedores

Algumas opções do arquivo fink.conf são úteis apenas para desenvolvedores. Não recomendamos que usuários convencionais as modifiquem. As seguintes opções estão nesta categoria.

5.8 Configurações avançadas

Há algumas outras opções que podem ser úteis mas requerem algum conhecimento para funcionarem a contento.

5.9 Gerenciando o arquivo sources.list do apt

O arquivo /opt/sw/etc/apt/sources.list, que é usado pelo apt para localizar arquivos binários para instalação, é automaticamente gerenciado pelo fink. O arquivo sources.list padrão, conforme suas próprias distribuições e árvores, se parece com:

# Local modifications should either go above this line, or at the end.
#
# Default APT sources configuration for Fink, written by the fink program

# Local package trees - packages built from source locally
# NOTE: this is automatically kept in sync with the Trees: line in 
# /opt/sw/etc/fink.conf
# NOTE: run 'fink scanpackages' to update the corresponding Packages.gz files
deb file:/opt/sw/fink local main
deb file:/opt/sw/fink stable main crypto

# Official binary distribution: download location for packages
# from the latest release
deb http://us.dl.sourceforge.net/fink/direct_download 10.3/release main crypto

# Official binary distribution: download location for updated
# packages built between releases
deb http://us.dl.sourceforge.net/fink/direct_download 10.3/current main crypto

# Put local modifications to this file below this line, or at the top.

Usando esse arquivo padrão, o apt-get procura primeiro na sua instalação local por binários que já tenham sido compilados, e após procura na distribuição de binários oficial. Você pode alterar este comportamento ajustando os valores no começo deste arquivo (que será lido em primeiro lugar) ou no fim do arquivo (que será lido por último).

Se você alterar a linha Trees do arquivo fink.conf ou a distribuição que estiver usando, o fink irá automaticamente modificar a parte "default" do arquivo para refletir os novos valores. O Fink irá, entretanto, preservar quaisquer modificações locais que você tenha feito no arquivo desde que você as limite ao começo do arquivo (antes da primeira linha padrão) e ao fim do arquivo (abaixo da última linha padrão).

Próximo: 6. Usando a ferramenta fink a partir da linha de comando