Fink

Configurando acesso via CVS para o Fink

O Fink é desenvolvido via CVS. Isto significa que você pode manter-se atualizado entre os lançamentos e sempre obter os arquivos mais recentes. Esta página informa como configurar uma instalação do Fink para fazer atualizações via CVS. As informações nesta página aplicam-se ao Fink 0.3.x e posteriores.

A estrutura do CVS do Fink

O Fink possui vários módulos CVS. O módulo dists (ViewCVS) contém as descrições de pacotes e ajustes para o OS X 10.2 e posteriores. Há outros módulos usados pelos desenvolvedores do Fink que podem ser vistos por qualquer um. Todavia, esses módulos não são de interesse para a maior parte dos usuários.

Atualizando as descrições de pacotes

No passado, esse era um procedimento tedioso. Entretanto, nas versões atuais do Fink, tornou-se um procedimento bastante simples. Basta executar o comando:

fink selfupdate-cvs

O Fink executará automaticamente todos os passos para você. Isto inclui a obtenção do conjunto mais recente de descrições de pacotes e atualização de alguns pacotes bases essenciais, dentre os quais o gerenciador de pacotes Fink.

Caso esteja atrás de um firewall, consulte a Pergunta frequente 3.2.

Após haver atualizado suas descrições de pacotes desta forma, você pode querer atualizar seus pacotes para as últimas versões disponíveis. Você pode fazê-lo com o seguinte comando:

fink update-all

Atualizando o gerenciador de pacotes

Observação:Desde 20 de setembro de 2001, não é mais necessário atualizar o gerenciador de pacotes em separado; ele é tratado como qualquer outro pacote. Ainda é possível atualizá-lo diretamente via CVS apesar de que isto geralmente só é de interesse para as pessoas que criam pacotes e não os usuários comuns.

O gerenciador de pacotes deve ser atualizado através de um diretório separado e o script inject.pl. Esse script coloca as descrições de pacotes e tarballs referentes ao fink e pacotes bases em uma árvore especial do Fink e os compila.

Para o procedimento inicial, você precisa de um diretório temporário (denominado tempdir no exemplo) que esteja vazio (ou ao menos não contenha um subdiretório denominado 'fink'). O procedimento é como segue:

cd tempdir
cvs -d:pserver:anonymous@fink.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/fink login
cvs -z3 -d:pserver:anonymous@fink.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/fink co fink
cd fink
./inject.pl

O comando login solicitará uma senha - basta pressionar Return. Você pode remover o diretório temporário após esse procedimento mas, caso você o mantenha, a atualização será mais fácil na próxima vez, bastando digitar os seguintes comandos:

cd tempdir/fink
cvs -z3 update -d
./inject.pl