Fink

Obtendo ajuda

Precisa de ajuda para usar o Fink? Aqui estão suas opções.

Documentação. A seção de documentação deste site possui vários documentos úteis. Alguns dos documentos podem estar desatualizados ou incompletos mas certamente são úteis.

As Perguntas frequentes. Problemas comuns e suas soluções estão documentados nas Perguntas frequentes.

As listas de discussão. Caso você não consiga resolver o problema sozinho, você pode pedir ajuda nas listas de discussão fink-beginnersou on the fink-users. Talvez você queira dar uma olhada primeiro no arquivo da lista fink-beginners e também no arquivo da lista fink-users - é cansativo responder a mesma pergunta o tempo todo.

Quando submeter um relato de problema, assegure-se de incluir informações relevantes - nós não podemos ajudá-lo(a) caso você não saiba qual o seu problema. Algumas coisas para incluir: a versão do Fink, a versão do Mac OS X, versões dos pacotes relevantes, o comando fink que falhou, quaisquer mensagens de erro que pareçam úteis. Diga-nos também se você possui software de terceiros instalado em /usr/local ou se usa um compilador customizado (e.g. gcc 3).

O canal IRC. Existe um canal #fink na rede de IRC Libera.chat. Lá você pode conversar com outros usuários do Fink e alguns dos desenvolvedores.

Outros sites. Alguns links para fóruns de discussão na Web: XQuartz - fórums do xdarwin.org - MacNN Unix forum - macosx.com (há vários fóruns Unix lá)

Alguns links para sites com informações que podem ser úteis: XQuartz - macosx.org - macosxhints.com

   

Oferecendo ajuda

O Fink é um esforço de voluntários. Veja aqui como você pode ajudar.

Feedback. Nada é mais valioso do que feedback dos usuários. Relatos de problemas, estórias de sucesso, sugestões e contribuições são sempre bem-vindos. Mesmo não podendo prometer consertar tudo de imediato, ajuda muito saber quais partes do Fink precisam de mais atenção.

Você pode dar feedback através das listas de discussão, através dos vários trackers no SourceForge (veja a página inicial para links diretos) ou diretamente aos mantenedores de pacotes.

Espalhe a idéia. Caso goste do Fink, espalhe a idéia. Isto ajuda você uma vez que constrói uma comunidade útil; ajuda o projeto Fink pois os pacotes são mais testados; e ajuda o mundo Unix de forma geral porque ajuda a reconhecer o Mac OS X como sendo um sistema operacional Unix para o qual vale a pena prover suporte.

Você também pode informar à Apple que você gostou do caminho que eles tomaram com a base BSD do Mac OS X e que você gostaria de que eles melhorassem a camada BSD.

Proveja suporte. Se você tem alguma experiência para compartilhar, assine a lista de discussão fink-users e ajude a resolver os problemas lá enviados por outros usuários.

Teste pacotes. Obtenha as descrições de pacotes mais recentes via Git, configure o Fink para usar a árvore unstable e teste os pacotes. O banco de dados de pacotes lista os pacotes que precisam de teste em uma página separada. Você pode enviar relatos de sucesso ou falha ao mantenedor do pacote ou à lista de discussão de sua preferência.

Documentação. Sempre há falta de pessoas que queiram escrever documentação.

Faça pacotes. Caso você tenha alguma experiência em instalação de software Unix a partir do código fonte, você pode ajudar fazendo novos pacotes. Para começar, leia o Packaging Tutorial. Veja em seguida o Packaging Manual, leia-o cuidadosa e completamente, assine a lista de discussão fink-devel e submeta seus pacotes ao package submission tracker. Note que sua submissão será muito provavelmente rejeitada ou tratada com baixa prioridade a menos que esteja de acordo com a política de empacotamento.