Fink

Downloads dos Fink

Há várias formas de instalar ou atualizar o Fink. Para usuários novos, recomendamos as instruções abaixo para rapidamente instalar o Fink. Em caso contrário, consulte a visão geral e a matriz de atualização.

Guia rápido

Você é novo no Fink? Estas instruções irão ajudá-lo a instalar rapidamente a versão de binários.

  1. Usuários 10.6, 10.7, 10.8, 10.9, 10.10, 10.11, 10.12, 10.13, 10.14, e 10.15: no momento não há um instalador binário. Siga as instruções para instalação a partir do código fonte.
    Usuários 10.5: Baixe a imagem de disco contendo o instalador:
    Instalador binário do Fink 0.9.0 (PowerPC) - 13635047 bytes
    Instalador binário do Fink 0.9.0 (Intel) - 14431371 bytes
    (usuários 10.4 - use Fink 0.8.1 (PowerPC) ou Fink 0.8.1 (Intel))
    (usuários 10.3 - use Fink 0.7.2)
    (usuários 10.2 - use Fink 0.6.4)
    (usuários 10.1 - use Fink 0.4.1)

  2. Dê um duplo clique em "Fink-0.9.0-XYZ-Installer.dmg" (onde XYZ é ou PowerPC ou Intel) para montar a imagem de disco e em seguida dê um duplo clique no pacote "Fink 0.9.0 XYZ Installer.pkg". Siga as instruções que aparecerão no monitor.

  3. Ao fim da instalação, o utilitário pathsetup será iniciado. Ser-lhe-á solicitada permissão antes de que seus arquivos de configuração do shell sejam editados. Quando o utilitário houver terminado, você já poderá começar a usar o Fink!

  4. Caso algo dê errado durante este processo, você pode tentar novamente através do aplicativo pathsetup que aparece no disco do instalador ou executando o comando abaixo em uma janela do Terminal.app

    /opt/sw/bin/pathsetup.sh

    (Este passo precisa ser repetido por quaisquer outros usuários em seu sistema: cada usuário precisa executar o pathsetup em sua conta.)

    Caso o pathsetup gere mensagens de erro, consulte a documentação, em particular a seção 2.3 "Configurando seu ambiente" do Guia do usuário.

  5. Abra uma nova janela do Terminal.app e execute "fink scanpackages; fink index" ou use o aplicativo gráfico Fink Commander (o qual precisa ser colocado em um diretório real no seu sistema, não devendo ser executado a partir da imagem de disco) e execute os seguintes comandos do seu menu: Source->scanpackages seguido por Source->Utilities->index.

  6. Uma vez que esses dois comandos tenham terminado, sugerimos que você atualize o pacote fink para o caso de ter havido mudanças significativas desde o último lançamento. Depois disso você pode instalar outros pacotes. Há várias formas de fazê-lo:

    • Use o Fink Commander para escolher e instalar pacotes. O Fink Commander provê uma interface gráfica para o Fink que é fácil de usar. Esse é o método recomendado para usuários novos ou usuários que não se sentem confortáveis com a linha de comando. O Fink Commander possui os menus Binary (binário) e Source (fonte). Você deve instalar a partir de binários caso não tenha o Xcode/Developer Tools instalado ou não queira compilar pacotes.

      • A sequência no Fink Commander para atualizar o pacote fink a partir dos binários é como segue:

        1. Binary->Update descriptions
        2. Select the fink package.
        3. Binary->Install
      • A sequência recomendada no Fink Commander para atualizar o pacote fink a partir do código fonte é como segue:

        1. Source->Selfupdate
        2. Tools->Interact with Fink...
        3. Assegure-se de que "Accept default response" esteja selecionado e clique "Submit".
        4. O fink e outros pacotes bases serão compilados e executados automaticamente

      Agora que você atualizou o fink, você pode instalar outros pacotes.

      • Para instalar a partir de binários, escolha o pacote e use Binary->Install.
      • Para instalar a partir de código fonte, escolha o pacote e use Source->Install
    • Use o apt-get. O apt-get baixará e instalará pacotes de binários para você, economizando tempo de compilação. Você deve usar ou este método ou o método para binários no Fink Commander (conforme acima) caso não tenha o Xcode/Developer Tools instalado.

      Para atualizar o fink, abra uma janela do Terminal.app e digite sudo apt-get update ; sudo apt-get install fink

      Uma vez que você tenha atualizado o fink, você pode instalar outros pacotes usando a mesma sintaxe, por exemplo sudo apt-get install gimp2 para instalar o Gimp 2. Observe, entretanto, que nem todos os pacotes do Fink estão disponíveis na forma de binários.

    • Instale a partir do código fonte (requer que o Xcode Tools [Developer Tools no 10.2] esteja instalado). Para atualizar o fink execute o comando fink selfupdate. Quando lhe for solicitado, escolha a opção (1), "rsync". Isto fará com que o pacote fink seja automaticamente atualizado.

      Uma vez que o fink tenha sido atualizado, você pode usar o comando "fink install" para baixar e compilar a partir do código fonte. Por exemplo, para instalar o Gimp 2, execute o comando fink install gimp2.

Itens adicionais a instalar

Xcode Tools/Developer Tools

Você pode chegar a ver que usar somente pacotes de binários limita a utilidade do Fink. Há menos pacotes disponíveis em formato binário do que a partir do código fonte e as versões binárias são geralmente mais antigas. Para compilar a partir do código fonte, você precisará instalar o Xcode Tools (conhecido como Developer Tools no Mac OS 10.2 e anteriores).

Apesar de uma versão do Xcode Tools/Developer Tools geralmente vir na sua mídia de instalação do Mac OS, você provavelmente irá querer uma versão mais recente. Visite a página do the Apple Developer Connection para baixar uma versão mais recente (e quaisquer atualizações) após registrar-se gratuitamente.

Versões do Xcode Tools/Developer Tools recomendadas por versão do Mac OS
10.15 Xcode 11.3.1
10.14 Xcode 11.3.1
10.13 Xcode 10.1
10.12 Xcode 9.2
10.11 Xcode 8.2.1
10.10 Xcode 7.2.1
10.9 Xcode 6.2
10.8 Xcode 5.1.1
10.7 Xcode 4.6.3
10.6 Xcode 3.2.6
10.5 Xcode 3.1.4
10.4 (Intel) Xcode 2.5
10.4 (PowerPC) Xcode 2.5, e o Xcode Legacy Tools (para pacotes que necessitem do gcc3.1 ou gcc2.95 para compilar)
10.3 Xcode 1.5 e o atualizador do gcc3.3 de novembro de 2004
10.2 Developer Tools de dezembro de 2002 e atualizador do gcc3.3 de agosto de 2003

X11

Quase todos os aplicativos do Fink que tenham interfaces gráficas precisam de algum variante do X11 (já que a maior parte foi originalmente desenvolvida em plataformas em que o X11 era a única opção gráfica).

A Apple fornece sua própria distribuição de X11 para OS 10.3, 10.4 e 10.5. Esta é a opção mais fácil para começar. Escolheu-se dividi-la em duas partes:

Uma vez que você tenha instalado o X11, o Fink deverá reconhecê-lo automaticamente. Caso esteja tendo problemas, verifique o item das Perguntas frequentes sobre problemas de instalação do X11.

Informações adicionais

Para mais informações, por favor consulte as Perguntas frequentes e a seção de documentação. Caso suas perguntas não sejam respondidas por esses documentos, verifique a página de ajuda.

Para ser notificado de novas versões, assine a lista de discussão fink-announce.

O código fonte dos pacotes presentes na imagem de disco do instalador podem ser baixados deste site clicando aqui.